quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

This is dialetics?


Somos? "soup of ideas and things? Yes. We are. But, attention, not dialetics. Please!

Nietzsche teve vontade de conhecer a América, sobretudo por causa dos índios.   Sonho com isso: Nietzsche visitando o Brasil.  Pelado com os índios. Curare. Deleuze também não veio ao Brasil, nem escreveu sobre o Brasil.  Guattari veio ao Brasil e aqui fez amigos. Trabalhou. Escreveu livros sobre o Brasil.   MILITOU no Brasil.

Não é fácil para um europeu entender o Brasil. E não é fácil para um brasileiro entender um europeu. Mas,  vamos suprimindo as fronteiras (pelo menos na nossa imaginação), sem extirpar com as diferenças. PORQUE O QUE IMPORTA É A DIFERENÇA. PONTOS DE VISTA DIFERENTES. PONTOS DE VIDA DIFERENTES.

soup  of ideas and things? Yes. We are. But... More.


Somos uma sopa de línguas também. SOMOS UMA SOPA DE TANTA COISA, ATÉ DE LÍNGUAS.
Infelizmente os europeus mataram não só um milhão de índios na terra dos papagaios ou Terra de Santa Cruz (assim chegaram os santos, as santas  e a cruz no paraíso.... ). Mataram também as centenas ou milhares de línguas de todo esse povo que vivia aqui em 1500 dC. Mas, somos uma sopa de línguas, apesar de oficialmente termos uma língua única.  Moro numa cidade (São Paulo) em que se fala 75 línguas....  



BRASILEIRO= ÍNDIO+PRETO+BRANCO+AMARELO+SEM COR


VIVA A SOPA. VIVA O BRASIL.  


O Brasil é dialético? NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! JAMAIS.  

O Brasil é BRICOLAGE. PENSÉE SAUVAGE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

"O Sertão vai virar mar e o mar virar sertão." 
SIM SOMOS UMA SOPA DE IDÉIA E COISAS NÃO DIALÉTICAS. Isso é o Brasil. Miscelaneous. 
Miscelaneous de diferenças.

Pardon MISTER!!!!!!!!  

Amazonia is dialetics? Uzinamarta is dialetics? Brasil is dialetics? Marta (no madame, no mister) is dialetics? NON. NON. NON. NON. Vous ne peut comprendre pas. Pas de tout, mais vous avez dit une "mister": SOPA.

 


Um comentário: