sexta-feira, 4 de junho de 2010

Festa no blog

Amanhã, 05 de junho, tem festa neste blog: aniversário de 112 anos do poeta, dramaturgo, músico Garcia  Lorca!

Federico García Lorca foi morto por tropas falangistas no dia 19 de agosto de 1939 em Viznar, Granada. Mataram-no da forma mais cruel e covarde: pelas costas. Nossa "vingança" tem sido ler e refletir a pungente obra de Lorca. Ele continua vivo. Muitas vezes ando de braços dados com ele. Me leva para conhecer os seus duendes.
"Todo lo que tiene sonidos negros tiene duende."

O devir-criança do pensamento

Muito bom o livro O devir-criança do pensamento. Recomendado para adultos em busca de ALEGRES recomeços de vida e pensamento.  Infelizmente já esgotado na editora, mas encontrado ainda em algumas livrarias.
Antes que alguns pensem tratar-se de uma infantilização da vida e do pensamento, destaco trecho de um dos artigos do livro: "Trata-se (...) da experiência de uma involução criadora, entendendo criação como atividade intensiva da vida. É nessa experiência que o próprio pensar (seja na filosofia, na arte ou na ciência) encontra a indicação do ' funcionamento vital e corporal do pensamento'. ". Luiz B.L. Orlandi  - O pensamento e seu devir criança -  (belíssímo texto que começa com uma homenagem ao Graciliano Ramos e seu livro Infancia).