domingo, 17 de outubro de 2010

Herança da escravidão

Um conhecido meu, lá das Minas Gerais, me falou dia desses, através de um interurbano que eu dei, quando o papo tocou na eleição: "sou neutro, tanto faz Dilma ou Serra, é tudo a mesma coisa". E pra completar ele veio com aquele papinho furado de exaltação do atoismo. Só dei um grunhidinho em protesto ao niilismo. O que poderia eu falar pra uma pessoa que dorme a tarde inteira e paga salário mínimo pros empregados achando que tá pagando o máximo? Desliguei o telefone, que jamais se repetirá da minha parte, e  fiz esse poeminha pro sinhôzinho:

Sinhôzinho do Século XXI
O à toa não tem tempo para nada.
Trabalha negro, trabalha negra,
Trabalha para o à toa.
Sou herdeiro, sou zen,
Estou nem aí.
Tanto fez negro, tanto faz negra.


Tô com Dilma

Tá com Dilma?
Ô se tô!

O recado que vem de Paris

Minha amiga Maud Lageiste  me escreveu assim, de Paris:

" aqui a gente tenta resistir para conservar os direitos de aposentar-se aos 60 anos, de maneira mais geral a gente luta contra o Sarkozy e esse governo cheio de escândalos financeiros, vergonha de máfia que governa pra ricos somente e quer quebrar os direitos dos mais humildes..."







O neoliberalismo está afundando a Europa e fazendo renascer a política das multidões mobilizadas!




O canto do uirapuru, uma despedida triste e três encontros alegres

Salve Jorge! que me escreveu assim: " cuidar é estar com, gerando um entre onde o lamento encontra um canto e um canto... ".  Interessante isso, pois hoje andei cantando como o Uirapuru. E cantando assim, despedi-me do talismã Gaiarsa. Também encontrei num passeio à pé por essa metrópole louca e linda  um canto pela igualdade, igualdade que não se faz só depois de ir à escola, pois assim a igualdade fica sempre adiada: The ignorant schoolmaster: five lessons in intellectual emancipation ( No Brasil: O mestre ignorante:  cinco lições sobre emancipação intelectual), do Jacques Rancière. Encontrando esse livro, reencontrei num lugar esplêndido do meu coração o Daniel Lins que me surpreendeu há um tempo atrás se chamando de "mestre ignorante".  Portanto, hoje tive  meu devir carpideira, muito triste pela morte do Gaiarsa,  e meu devir filósofia-alegre, pois o Daniel é sábio mestre na alegria.  Além disso, esse encontro no ciberespaço com você que é pra mim pura festa. Gaiarça, Rancière, Daniel e Bichuetti . Bela passarada. Cantoria de uirapurus. Para os tupis,  o uirapuru é um deus que toma a forma de pássaro e anda sempre rodeado por outros. E agora vou dormir, pois amanhã tenho nada menos que um devir iraniano. Vôo de véu. Canto persa. Alma sufi.