segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A arte de passear pela Liberdade


Dia de visitar a Chris e a Tica

Dos meus passeios preferidos, o bairro da Liberdade é um deles.  Descer a rua Galvão Bueno com suas maravilhas comerciais e vegetais. Gente da Ásia misturada com Bahia. Perfume da Coréia. Ou será do Japão? Eles conversam em japonês. Ou será mandarim?  Vou flanado assim, entrando ali, comprando um chá aqui, comendo um sushi acolá, cheirando missô por todo lugar. Dar uma espiada no Manabu. Lembrar  e chorar amigos Zen ao passar no Mosteiro na rua São Joaquim. Os olhos marejam na  saudade das nossas noites loucas de amor na Liberdade.  Os grafites distraem minha dor. Até chegar na casa da Chris. Hospitaleira Chris.   Cafézinho, gargalhadas, papo de amigas, com a Tica no colo. 



DEVIR MULHER


O DEVIR MULHER NAS BRUXAS



As bruxas se revelam mulheres que não se dobravam ao poder fálico masculino, e advogavam ul lugar e um valor-função para elemento femenino.

Inegavelmente, assumiam a rebeldia, o indomável e instintivo das mulheres. Carregavam orgulhosas a insubmissão. Lidavam comgrande vitalidade com a sexualidade e com a própria magia, não eram codificadas pelo racional-lógico.Sedutoras, sensuais e mágicas foram perseguidas e nomeadas de as grandes meretrizes...

A leitura das tradições das bruxas celtas mostram um universo rico, fecundo e mágico que as localizam perto e harmânicas com a natureza.

Seus rituais são festas onde o fogo e círculo desempenham papéis conguentes às suas funções na sociedade e no mundo celta.

Cabe a elas a definicição de Deleuze-Guatari: figuras estéticas, pura potência de afetosque transbordam as afecções e percepções ordinárias.

Suas festas:

- Ano novo - Samhain ( haloween) - um momento de poder espiritual, onde o véu entre o mundo material e esperitual cai, deixando todos ricos de conhecimentos ancestrais para o próximo ano.Se alimenta os mortos com pães. É a celebração dos mortos. morte e ressureição.

- Lammas - festa da colheita, gratidão à terra abundante e se realiza jogos esportivos.

- Mabon - dia de alinhamento psíquico e espiritual e dos movimentos de fluxo e refluxo da vida.

- Yule - Alegria e divertimento

- Candelária -preparação do período de jejum e purificação. doam alimentos aos desvalidos..

- Ostara - tempo de regeneração do velho e do desabrochar da sexualidade.plantam seus jardins de ervas, flores e legumes que desempenharão um papel importante nos rituais, feitiços e poções.

- Beltane - ritos de sexualidade e fertilidade.A natureza celebra a grande fecundidade da terra em rituais de sexo, nascimento e nova vida.. os vínculos conjugais ficam suspensos neste período

- Litha - Grande poder e magia, onde se confunde sonho e realidade, dedicada as deusas da fertilidade e da sexualidade; todos festejam alegres, se dá os grande festivais ao ar livre...

Nota-se, claramente, o elemento feminino não-submisso ao falocentrismo, e com seu explendor em sexualidade e magia, sensibilidade... Vivem sintonizadas com a natureza...

O devir mulher emerge e propaga, contagiante...