quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Grécia, berço da democracia!!! Eis o que rola, 25 séculos após Platão!



Impressionante o envolvimento das crianças e dos jovens nas lutas anti políticas neoliberais na Europa. Acabou a infância? Ou as crianças e jovens se cansaram desse mundo adulto e rabugento?




VILANIA

Como é que no Brasil  se permite que se derrube um imóvel feito este da rua Augusta (São Paulo - Capital)  para levantar um enorme edifício no lugar....? Cadê o Iphan? Cadê o os órgãos de defesa do patrimônio paulistano e paulista? 
O Iphan alega que não conhece a história da casa... e, portanto, ela pode ser derrubada...  

Isso sim é putaria!



A rua Augusta está deteriorada, abandonada, suja? Sim, mas a responsabilidade disso não é do povo que vive nas imediações , nem dos cabarés e muito menos das prostitutas que rodam bolsinhas por ali. A responsabilidade é dos dirigentes, é das elites, é dos proprietários, é dos bem estudados, é dos planejadores urbanos, é dos que têm poder de mando e fazem de São Paulo uma cidade de shoppings centers. Assim, matam as ruas, matam a vida, matam a alegria, matam o patrimônio histórico e arquitetônico, matam o meio de ganhar a vida de milhares de pessoas, matam a civilidade da cidade.


Depois de esfolar as ruas e o patrimônio, vem a especulação imobiliária outra vez.... E levanta os espigões, atraindo mais carros para a região (4 quartos, 8 garagens!!!!). E fazem a cidade ficar mais feia, mais triste, mais poluída, mais morta. Há quem adore cidades mortas, só para automóveis, só para edifícios de aparência moderna.

Tem que ser assim? Há quem diga que tem que ser assim. Mas eu digo: não tem que ser assim. Há muitas outras possbilidades, mais belas, mais felizes, mais construtivistas, mais amorosas, mais cidadãs.

Até quando vamos ter prefeitos e vereadores em São Paulo que defendem mais o preço alto dos terrenos do que o direito à vida e a moradia?

Por que ficamos 10 anos trabalhando para ter o Estatuto das Cidades, se agora ele é jogado às traças? Um imóvel abandonado deve virar moradia social... Tá lá, escrito, debatido, aprovado pelo Congresso brasileiro. É lei das boas, que protege as cidades, protege o povo. Por que não é aplicada?

Nadinha de aplicação do Estatuto das Cidades até agora. Se aplicado, São Paulo pode resolver grande parte do seu déficit habitacional apenas usando os imóveis fechados e abandonados há muitos anos. São mais de 500 mil imóveis abandonados no centro da cidade!!! Especulação imobiliária pura, desavergonhada. Por que o poder público não compra e aparelha esses imóveis para ter neles residências? Por que o povo não tem o direito de viver dignamente? De viver no centro, se é lá que tem mais trabalho, se é lá que tem melhor infraestrutura de transporte, educação, cultura saúde etc.? Por que é que o povo tem que morar na "casa do chapéu" se pode morar no centro?

Chamam isso que está aí de sociedade racional? Chamam isso de sociedade da informação e do conhecimento? Pois eu chamo isso de VILANIA...