Solicitei à pesquisadora autorização para fazer uma materia sobre a conferência dela e postar neste blog. Ela concordou e vai me disponibilizar as transparências que projetou para que eu possa fazer melhor. Vou redigir essa matéria no dia 05 de junho. Portanto, aguardem. Já terá sido concluída a disciplina, o que é uma pena.
Essa matéria que vou postar daqui a duas semanas vai ser o meu modo de despedir-me da turma e agradecer por tudo de bom que o Romero Tori , a Itana Stiubiener e a Poli/USP nos propiciaram. Eu que era analfabeta em Tecnologias Interativas para a Educação, estou saindo um pouco melhor, menos ignorante, mais capaz de entender problemas e soluções da educação virtual.
Começamos com leituras sobre cognição e tecnologias educacionais; vimos conceitos importantes de tempo, espaço e interatividade na educação; estudamos ferramentas de autoria e gerenciadores; comparamos Learning Management Systems disponíveis; adentramos no amplo mundo dos jogos e a educação; fizemos duas aulas no Second Life; exploramos conceitos de tecnologia de realidade virtual aumentada; debatemos estratégias de educação virtual (construção de objetos de aprendizagem e uso da web 2.0); cada aluno construiu um blog, ingressou em redes sociais e serviços de bookmarks na web; tivemos a oportunidade de debater vários temas educacionais com o Romero em seu blog; tivemos acesso a uma ampla e atualizada bibliografia . Para finalizar o programa, a Regina foi convidada a nos apresentar um conjunto amplo de tecnologias videodigitais.
Muito bom o curso. Não aproveitei 100%, mas já foi muito bom o que aprendi. Educação boa é assim: cria diferenças no ser e no saber. Estou saindo desse curso bem diferente do que entrei.
Uma das fotos de uma aula da PCS 5757 no Second Life. Mais fotos, vídeo e outras informações dessa aula podem ser vistas aqui.