segunda-feira, 24 de maio de 2010

O curso PCS 5757 chega ao final com excelente aula de Regina Melo Silveira

Excelente a aula, na verdade uma conferência, da Regina Melo Silveira, pesquisadora e professora do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica da USP. Durante mais de  três horas, a Regina prestou aos alunos da disciplina PCS 5757  informações preciosas sobre tecnologias de transmissão de vídeo digital (Vídeoconferência, Video sob demanda, TV Digital e outras) cada vez mais utilizadas na educação e no mundo empresarial.

Solicitei à pesquisadora autorização para fazer uma materia sobre a conferência dela e postar neste blog. Ela concordou e vai me disponibilizar as transparências que projetou para que eu possa fazer melhor. Vou redigir essa matéria no dia 05 de junho. Portanto, aguardem. Já terá sido concluída a disciplina, o que é uma pena.

Essa matéria que vou postar daqui a duas semanas vai ser o meu modo de despedir-me da turma e agradecer por tudo de bom que o Romero Tori ,  a Itana Stiubiener e a Poli/USP nos propiciaram. Eu que era analfabeta em Tecnologias Interativas para a Educação, estou saindo um pouco melhor, menos ignorante, mais capaz de entender problemas e soluções da educação virtual.

Começamos com leituras sobre cognição e tecnologias educacionais;  vimos conceitos importantes de tempo, espaço e interatividade na educação; estudamos ferramentas de autoria e gerenciadores; comparamos Learning Management Systems disponíveis; adentramos no amplo mundo dos jogos e a educação; fizemos duas aulas no Second Life; exploramos conceitos de tecnologia de realidade virtual aumentada;  debatemos estratégias de educação virtual (construção de objetos de aprendizagem e uso da web 2.0); cada aluno construiu um blog,  ingressou em redes sociais e serviços de bookmarks na web; tivemos a oportunidade de debater vários temas educacionais com o Romero em seu blog; tivemos acesso a uma ampla e atualizada bibliografia . Para finalizar o programa, a Regina foi convidada a nos apresentar um conjunto amplo de tecnologias videodigitais.

Muito bom o curso. Não aproveitei 100%, mas já foi muito bom o que aprendi. Educação boa é assim: cria diferenças no ser e no saber.  Estou saindo desse curso bem diferente do que entrei.



Uma das fotos de uma aula da PCS 5757 no Second Life. Mais fotos, vídeo e outras informações dessa aula podem ser vistas aqui.  

Comentário do Silvio Stanzini

Pessoal da PCS 5757, o Sílvio fez um comentário à materia que eu postei em 08 de maio que acabo de incorporar ao original intitulado  EXCELENTES O DEBATE E A AULA ONTEM NA PCS 5757, reeditando o conteúdo. Nessa matéria comento o debate que fizemos em classe sobre criação de objetos de aprendizagem ou web 2.0 na educação. Não consegui expressar toda a riqueza do debate, por exemplo as contribuições dadas pelo Marcelo, pelas colegas da Unesp/Bauru, pelo Fábio, pelo Bruno, pelo Romero e pela Itana, além de outros.  Mas busquei ao menos reproduzir as linhas gerais dessa conversa e para isso me reportei à opinião do Sílvio e à minha. Mas ainda é tempo de vocês entrarem nos comentários e se expressarem. Assim, vou reeditando a matéria sempre que houver um novo comentário. Ok?