terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mais uma vez Chico na melhor Banda do Brasil




Corrupção e dilapidação

Quem fica dizendo ou escrevendo que o mensalão é o maior escandâlo de corrupção da história do Brasil não entende nada de corrupção e nem de história do Brasil.  Muito maior do que mensalão ou qualquer outro escandâlo que vive a povoar os jornais brasileiros (cada vez menos lidos!) foi o processo de privatização da Telebras e de outros patrimônios públicos brasileiros. O mensalão é uma  pulguinha no enorme celeiro que é o Estado brasileiro.

E tem mais, é preciso pensar um pouco melhor antes de dizer a palavra corrupção pois debaixo de legalidade, inclusive, se pode fazer os mais graves atos de corrupção.  Exemplo disso são os orçamentos públicos. São leis que muitas vezes possibilitam corrupções das mais danosas, como privilegiar investimentos públicos para atender fortíssímos lobbies empresariais, dilapidando a poupança pública que deveria ser investida em educação, saúde, cultura, ciência e tecnologia, habitação, infraestrutura econômica e social  etc.  Outro exemplo:  uma simples reunião do Copon/BC (sob o comando "discreto" da banca financista, anti-produção e anti-emprego), numa só penada, eleva os  juros da economia brasileira com repercussões muito  graves , prejudicando em alto grau as finanças públicas, o empreendedorismo, as pequenas e médias empresas e muito mais.

 Vale dar uma olhada  nessas matérias que sairam na blogosfera nos últimos dias em que a gente fica pensando um pouco mais seriamente o que significa  corrupção, a grande. Não tenho motivo para defender nenhum tipo de corrupção, não ganho nada com corrupção, nem pequena nem grande, pois não pratico nenhuma delas e não concordo que se pratique. Mas, é preciso ter cabeça pensante para não cair no engodo midiático e dos espíritos de rebanho que vivem a bradar besteiras.

- Paulo Amorin : Como Serra e FHC impediram a Petrobrás de entrar em São Paulo
- Hildegard Angel: Denúncia gravíssima de reunião, ontem, de FHC com investidores estrangeiros interessados em privatizações