quinta-feira, 29 de abril de 2010

Um pouco de poesia na nossa vidinha


''Tudo aquilo que a nossa civilização rejeita, pisa e mija em cima, serve para poesia.'' 
Manoel de Barros



Manoel de Barros é um dos meus poetas preferidos. E eu o sigo no twitter, e ele também me segue. Acho que ele segue a todos que o seguem. Seguir sim, perseguir jamais.  Inspirada na sua poesia, tenho escrito umas coisinhas. Não posso dizer que seja poesia porque poeta não sou. Quem me dera ser um Manoel de Barros, um Carlos Drummond, um Fernando Pessoa, um Manuel Bandeira, um Federico Garcia Lorca, uma Cecília Meireles, uma Florbela Espanca, uma Clarice Lispector  e tantos outros poetas que tornam a minha existência possível nesse mundo tarado por notícias e reality shows.

Essas coisinhas que venho escrito tenho chamado de NEM POESIA, NEM TE CONTO. Vez em quando vou postar as menos ruizinhas aqui. Eis as mais recentes, de ontem e antes d´ontem.

SER LATA
Nasceu lata. Criou-se lata. Lata foi, lata é. Ser-viu-se lata. Ora cheia, ora vazia, óleo. Na dispensa, mantimentos. Antúrio, gerânio, muda no jardim acolheu. Desprezada, altiva lata de lixo. Agora gasta, abandonada. Como se não-ser fosse, vêm os pés, vêm os chutes. O ser-vil nem ao menos desconfia da sua longa existência de ser-lata.

SEM PÉS NEM CABEÇA
Minha mãe ordenava: "pés no chão, cabeça no céu". Mas, mãe... (há sempre mas na boa mãe). Vem a desordem do chão, arrasto-me. Morro sem céu. Renasço sem mãe.

CANÇÃO DE AMOR
Os amigos de Scott diziam: larga essa louca, ela vai arruinar a sua vida.
Os familiares de Zelda diziam: você não deve amar um alcoólatra.
Scott e Zelda continuaram a se encontrar.
Scott dizia à Zelda: adoro você minha louquinha.
Zelda dizia à Scott: como são deliciosos seus beijos de uísque.
Anos depois, Zelda faleceu num hospício, Scott morreu de cirrose.
O caso apenas confirma a tragédia que é a vida e o amor como sua canção preferida .

ESTILETE
Escrever é estiletar a pele. Fazer o sangue vir à superfície.

INTERNET
O melhor de escrever na internet é não ter que vender livro.