A Terra "pacificada"

A TERRA TODA "PACIFICADA"


Foto: Adriana Carranca - AE - Shopping em Cabul

Ao receber o Prêmio Nobel da Paz, o presidente dos Estados Unidos promete mais guerra, anunciando um grande aumento de contingente no Afeganistão. A justificativa é que para se ter a paz, é preciso fazer a guerra. Entenda-se por paz o atendimento dos mais brutais interesses norte-americanos que é a indústria da guerra. Entenda-se por paz um mundo inteiro integrado ao mercado capitalista. Entenda-se por paz todo mundo homogeneizado, domesticado. Entenda-se por paz a Terra habitada por consumidores, cada um com seu computador, seu celular, suas dívidas e suas neuroses.

Mas essa é só uma visão. Existem outras. Ainda bem. E existe o povo norte-americano que em boa parte não concorda com isso. Assim, vale a pena dar uma lida no artigo Phyllis Benis, Obama e Afeganistão, um filme que o mundo já viu: http://www.operamundi.com.br/opiniao_ver.php?idConteudo=1021 . Vale a pena também ver o especial do Estadão, 30 anos de violência e caos no Afeganistão: http://www.estadao.com.br/especiais/30-anos-de-violencia-e-caos-no-afeganistao,48704.htm .

Enquanto isso, aqui no nosso Brasil varonil é paz para todo lado. É prefeito enfrentando críticas e denúncias clamando pela paz Em Ouro Preto. É atriz de filme pornô se matando e deixando bilhete "cansei de pagar contas, fui me encontrar com a paz de Deus". É namorado embananado falando para a namorada enamorada, "dá um tempo, quero ficar em paz". Até na publicidade de cerveja, dá-lhe paz. E agora vem Natal e passagem de ano, então é mais paz, paz, paz.

Papo de paz para todo lado, guerra por todo canto. Mas não é o fim do mundo, minha gente. Talvez seja só a pré-história do homem.

Marta Rezende
15 de dezembro de 2009
Publicada no http://www.falaouropreto.blogspot.com/