sábado, 19 de junho de 2010

A necessidade de Filosofia - por José Saramago


"Acho que na sociedade atual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objetivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objetivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma."

José Saramago -  Revista do Expresso, Portugal (entrevista), 11 de Outubro de 2008

O Fábio, colega da PCS 5757, enviou essa do Saramago pelo Twitter, dedicada a mim. Obrigada Fábio.
Respondi a ele: a filosofia ao menos nos ensina a morrer. Saramago soube morrer porque até o ano passado, pelo menos, estava trabalhando, ou seja, pensando. 
E acrescento, a gente morre muitas vezes em vida. Muitas. Morrem amores, a gente morre um bocado junto com cada amor que se vai; morrem pessoas queridas,  um pedaço da gente morre com elas; morrem nossas idéias decadentes (é preciso mesmo saber manejar o punhal que mata as idéias decadentes); morrem os escritores que a gente gosta, um bocado da gente vai com eles.  Mas, como bem disse o Spinoza, "quando morre um homem, um outro nasce". Ou nasce na gente mesmo, quando as mortes são em vida, ou nasce além de nós. A natureza, incessantemente renovadora da vida.