quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Nas entrelinhas do Natal

Acho ´Natal uma festa chatíssima porque uma obrigação social. Basta isso para ser chato até a medula. E além dessa obrigação geral, vem as outras obrigações secundárias: comer chester, dar presente, tomar champagne, vestir roupa branca, calcinha vermelha, cumprimentar todo mundo até quem você não gosta etc e tal. É uma baboseira sem fim do espírito de rebanho do qual  mantenho "distância à léguas", como dizia minha mãe.

Mas vejo ou antevejo nas entrelinhas do Natal um certo sossego coletivo que me fascina. Vai chegando perto do tal dia de Natal, isso vai crescendo. Pessoas entrando de férias, uns dias de atoismo, uns dias de não fazer nada, uns dias de parar de comprar, de parar de circular que nem barata tonta, as ruas vão se acalmando, os aeroportos e rodoviárias vão se esvaziando, as pessoas vão se acalmando, ficando mais gentis, mais leves, mais esquecidas da vida, com as risadas mais soltas, com um um ar de "dá um tempo"...  Desse virtual de  um mundo diferente e fascinante nas entrelinhas do Natal, participo e adoro.

Desejo a todos os amigos desse blog, felizes entrelinhas natalinas. 

Neste final de ano, vamos ficar lentox total neste blog.  Sugerimos a todos a mesma coisa. Ficar à toa ou, no mínimo, ficar devagar, divagar, delirar, fazer o que der na telha, não fazer nada, dormir, comer, amar, dormir outra vez, acordar, esquecer, começar de novo, nova garrafa de vinho, novo cigarro, novo passeio, novo mergulho, novo poema, novo romance, de novo pros lençóis, amor de novo, novo amor e por aí vai................... Apenas sugestão, sabendo que há muitas, n, infinitas possibilidades nas entrelinhas do Natal.

Beijos fraternos a  todos os  queridos amigos e queridas amigas desse blog e da pessoa que faz o blog, que sou eu.  Ano que vem, vamos uzinar mais, mas diferente!!!  

Marta




A rádio Uzinamarta oferece essa música ao Vinício Godoy, profeta do devagar e do divagar.   



Ao Jorge Bichuetti, meu Brasil brasileiro, que tem sido o amigo mais amigo desse blog e que tem gostado muito de samba - III.  Beijos Jorge, feliz Natal e muita Utopia Ativa em 2011!!!



Ao meu filho Maurício que está descobrindo a potência da música de Villa Lobos que vai muito além das lindas Bachianas...


2 comentários:

  1. valeu martinha! mas prefiro ainda os choros e bachianas dele. mas é bom conhecer essa parte mais '' selvagem'' tbm! mto bom

    ResponderExcluir
  2. Marta, Toda alegria para você e os seus.
    Espero que possamos voar, dançar e cantar.
    Na roda de um novo ano, mil revoluções a cada olhar e cada sonho, são minhas preces de ano novo, com um milhão de beijos. Jorge

    ResponderExcluir