terça-feira, 2 de novembro de 2010

Zé Dirceu

Excelente entrevista ontem no Roda Viva, TV Cultura, com Zé Dirceu. 

Jornalistas um bocado despreparados para a conversa, Marília Gabriela quase se deitou na bancada, Augusto Nunes mais parecia um playboy irresponsável, Paulo Moreira Leite lembrava uma vovó caducando.  Os outros dois jornalistas, da Isto É e da Carta Capital, bem melhores.

Zé Dirceu deu um show de Brasil. Reformas política e administrativa, por exemplo, ele colocou claramente: são necessárias inclusive para diminuir as margens de corrupção no Estado. A questão da liberdade de imprensa, muito bem colocada : há que se ter mecanismos de controle democrático dos meios de comunicação, especialmente da TV. Muito boas colocações também sobre a questão religiosa na campanha e sobre as conduções das campanhas nas eleições de 2010.  Informações preciososas sobre o Congresso: há problemas no Congresso, mas não é uma letra morta, vem trabalhando, aprovando leis importantes para o país.

Houve momentos da entrevista que pensei não iria continuar tamanha a burrice da trinca de jornalistas que não conseguem ir além do senso comum, que não superam essa mania de expiar bodes e que tratam a política como colunismo social. Ou seja, haja superficialidade! Maldosa superficialidade. Os jornalistas mais bem pagos são justamente os piores.

O Zé Dirceu está em alta performance. E ainda vai falar muito e dar muito o que falar. Ele tem conteúdo. Ele pensa  o Brasil.  Por isso, venho acompanhando seu website, desde que ele foi cassado. Não tenho mania de expiar bodes. E gosto de quem pensa a Política com P maiúsculo. Mesmo quando erram, os pensadores contribuem mais do que os tais "formadores de opinião", que ao meu ver não formam nada, pois nem mesmo informam.

Claro, tenho amigos que vão me jogar pedras por eu ter escrito isso sobre o Zé Dirceu. Danem-se as pedras! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário