segunda-feira, 8 de novembro de 2010

DEVIR MULHER


O DEVIR MULHER NAS BRUXAS



As bruxas se revelam mulheres que não se dobravam ao poder fálico masculino, e advogavam ul lugar e um valor-função para elemento femenino.

Inegavelmente, assumiam a rebeldia, o indomável e instintivo das mulheres. Carregavam orgulhosas a insubmissão. Lidavam comgrande vitalidade com a sexualidade e com a própria magia, não eram codificadas pelo racional-lógico.Sedutoras, sensuais e mágicas foram perseguidas e nomeadas de as grandes meretrizes...

A leitura das tradições das bruxas celtas mostram um universo rico, fecundo e mágico que as localizam perto e harmânicas com a natureza.

Seus rituais são festas onde o fogo e círculo desempenham papéis conguentes às suas funções na sociedade e no mundo celta.

Cabe a elas a definicição de Deleuze-Guatari: figuras estéticas, pura potência de afetosque transbordam as afecções e percepções ordinárias.

Suas festas:

- Ano novo - Samhain ( haloween) - um momento de poder espiritual, onde o véu entre o mundo material e esperitual cai, deixando todos ricos de conhecimentos ancestrais para o próximo ano.Se alimenta os mortos com pães. É a celebração dos mortos. morte e ressureição.

- Lammas - festa da colheita, gratidão à terra abundante e se realiza jogos esportivos.

- Mabon - dia de alinhamento psíquico e espiritual e dos movimentos de fluxo e refluxo da vida.

- Yule - Alegria e divertimento

- Candelária -preparação do período de jejum e purificação. doam alimentos aos desvalidos..

- Ostara - tempo de regeneração do velho e do desabrochar da sexualidade.plantam seus jardins de ervas, flores e legumes que desempenharão um papel importante nos rituais, feitiços e poções.

- Beltane - ritos de sexualidade e fertilidade.A natureza celebra a grande fecundidade da terra em rituais de sexo, nascimento e nova vida.. os vínculos conjugais ficam suspensos neste período

- Litha - Grande poder e magia, onde se confunde sonho e realidade, dedicada as deusas da fertilidade e da sexualidade; todos festejam alegres, se dá os grande festivais ao ar livre...

Nota-se, claramente, o elemento feminino não-submisso ao falocentrismo, e com seu explendor em sexualidade e magia, sensibilidade... Vivem sintonizadas com a natureza...

O devir mulher emerge e propaga, contagiante...




Um comentário:

  1. Querida, só faltam só faltam: os corpos fálicos , os corpos objetos e os corpos simulacros...
    Penso que acrescentam pouco, beijos jorge

    ResponderExcluir