segunda-feira, 18 de outubro de 2010

E agora José Serra?

Monica Serra, esposa do candidato Serra,  fez aborto, é o borogodó da imprensa brasileira hoje.  Amanhã poderá ser que filha faz lobby.  É por isso que eu digo, minha gente, a moral não é o X da questão eleitoral. O que está em jogo é muito maior: é o destino e o futuro do país e do povo brasileiro. Queremos voltar a ter 20% do desemprego e miséria crescente? Ou queremos desenvolvimento para gerar empregos e oportunidades de trabalho e renda? Queremos universidades sucateadas? Ou queremos criação de novas universidades? É por aí e muito mais...

Sobre universidades, se o meu depoimento vale, vai aí: estudo na UFABC, uma das 25 universidades federais criadas pelo governo de Lula.  É uma baita universidade, interdisciplinar, 4.500 estudantes na graduação, 300 na pós graduação, 400 professores doutores.  A grande  imprensa não fala desses avanços e outros do governo Lula. Pelo contrário, a revista Veja , por exemplo, fez uma matéria difamando e mentindo sobre a UFABC. Mentindo descaradamente!

O governo Lula não é perfeito. Será que é possível governo perfeito?  Mas tirou o Brasil do atoleiro em que foi colocado pelos governos FHC, ajudou decisivamente a América do Sul  a superar aquelas porcarias de Consenso de Washigton e de Alca, melhorou a distribuição de renda no país, criou clima econômico favorável que gerou um bocado de empregos, recuperou um pouco o salário mínimo, está fazendo milhares de obras importantissímas de infraestrutura em todo o território brasileiro, expandiu as relações internacionais do Brasil, deu um baile na crise internacional, e assim possibilitou aumentar significativamente a autoestima do povo brasileiro.  É nisso que temos que apostar.  E a Dilma é melhor do que o Lula em vários aspectos, apesar de não ter a mesma desenvoltura. Ela gagueja nos debates? Ok. Isso não é problema.  Quem não gaguejaria diante da empafia do Serra?   Eu tremeria de medo. Fui aluna dele e sentia pavor quando ele entrava na sala de aula, pois ele era antipático,  prepotente e desprezava os alunos.

 O rosto não é o que mais importa. O que vale mesmo é ter uma cabeça pensante. Mas, em ambos aspectos, rosto e cabeça pensante, a Dilma é melhor, não há dúvida. O rosto dela me diz algo importante: ela se transformou bastante nos últimos tempos, não é só uma questão de maquiagem e marketing. É uma questão do olhar. Ela passou e superou um câncer em meio a uma campanha eleitoral. Isso não é qualquer coisa, certamente foi um processo de aprendizado muito forte sobre a vida e o que vale nessa vida.  Mas o mais importante é que Dilma é uma cabeça pensante. Ela pensa os problemas do Brasil com seriedade.  Sempre pensou. Não pensava em ser presidente. Isso foi um acaso. Já o Serra, o Serra só pensa naquilo: no poder.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário