domingo, 11 de abril de 2010

ROMERO TORI: PROFESSOR SEM DISTÂNCIA

O professor Romero Tori acaba de lançar, pela Editora Senac - São Paulo,  o livro EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA. Não pude ir ao lançamento do livro (as chuvas naquela semana fizeram a minha agenda virar uma bagunça), mas entrei no blog dele http://romerotori.blogspot.com/ e fiz um comentário respondendo à pergunta postada por ele: "O QUE É EDUCAÇÃO?". Reproduzo aqui meu comentário

Prezado professor Romero, parabéns pelo lançamento do livro. Agora ele nos pertence, ao público leitor. Obrigada pela parte que me toca.

Sobre educação, o que venho pensando é que não há um conceito único. Depende de quem conceitua. Para alguns educação significa treinamento. Para outros, significa aprender a se libertar (inclusive dos treinamentos). Para a maioria, infelizmente, educação é recognição (aprender o que já é conhecido. O mesmo!). Para mim, educação, como penso atualmente, é diferenciação, é devir. Ao invés de reconhecer, criar. O mundo não está pronto. Podemos, inventá-lo. E a vida é a grande escola. Na escola da vida, aprender passa também pelo desaprender. Devemos desaprender muitas bobagens que vamos acumulando num saco muito grande, desaprender hábitos que aprisionam a vida, desaprender teorias que não servem para nada, desaprender a ser levianos, desaprender a julgar, desaprender a ser autoritários etc. A lista é longa... O que a gente vai botando no lugar dos vazios deixados pelo desaprender? Na verdade, não há vazios porque ao desaprender, aprendemos, criamos novos valores, novos conhecimentos, novos comportamentos, novas habilidades. Sem querer ser referência, dona da verdade, dou meu testemunho pessoal: descobri recentemente que a educação é uma "máquina de guerra" pela vida. Suas aulas para mim são isso: mais do que os conceitos que vc ensina, que projeta na parede, SUA PRESENÇA É MUITO EDUCADORA, pois estimula o pensamento (coisa rara hoje em dia porque há uma enorme máquina anti-pensamento), estimula a pesquisa (aprender em atividade) e , o mais importante, CRIA AFETOS POSITIVOS. Seu curso (PCS5757, na Poli) está sendo ótimo para mim, pois me proporciona aquilo que o Spinoza aconselha cultivar para aumentar a potência da vida: BONS ENCONTROS E PAIXÕES ALEGRES.

2 comentários:

  1. Olá Marta! Que texto lindo! Obrigada por registrar algumas percepções que compartilho com vc e que muitas vezes não sei bem como expressar.
    Quanto ao PCS5757 também me sinto muito bem compartilhando idéias com vcs.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  2. Oi Marta,

    Como é interessante trocar idéias com pessoas que nos fazem acreditar que podemos mudar muitas coisas neste mundo que parece estar às avessas.
    E uma maneira de mudar, sem dúvida é a Educação que infelizmente muitos estão deixando de lado e partindo para as banalidades. E parece que muitos da nova geração está tomando este rumo.
    Mas, quero acreditar que podemos mudar este cenário.

    Concordo plenamente contigo quando diz "Na escola da vida, aprender passa também pelo desaprender. Devemos desaprender muitas bobagens que vamos acumulando num saco muito grande, desaprender hábitos que aprisionam a vida, desaprender teorias que não servem para nada, desaprender a ser levianos, desaprender a julgar, desaprender a ser autoritários etc". Sinto-me totalmente inserido neste contexto e continuarei seguindo este lema para sempre estar aprendendo e melhorando como ser humano, pois como disse o Professor Romero, se o nosso DNA foi feito para aprender, não entendo porque muitos se recusam a aprender.

    Gde abc.

    ResponderExcluir